JUNTA DE FREGUESIA DE QUARTEIRA PREJUDICA ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA SECUNDÁRIA LAURA AYRES
A Junta de Freguesia de Quarteira convidou a Escola Secundária Laura Ayres para, na Praça do Mar, fazer uma exposição dos trabalhos e actividades desenvolvidas pelos seus alunos e professores.
A exposição, visando a inter-relação escola-meio, seria integrada nas comemorações do dia da cidade, tendo ficado destinados à escola os dias 10 e 11 de Maio (segunda e terça-feira).
Este calendário foi acordado entre a Junta de Freguesia e a Escola em reunião realizada na semana precedente. Entre cursos profissionais, grupos disciplinares e áreas de projecto, seriam necessários dezoito stands.
Depois de uma semana de grande empenho e entusiasmo, no dia 10 de Maio, pelas 8h30, alunos, professores, encarregados de educação e funcionários estavam prontos para montar a exposição. Todavia, chegados ao local, na Praça do Mar, apenas quatro dos dezoito stands estavam montados.
Questionada a Junta sobre a ausência de stands para montar a exposição, esta começa por alijar responsabilidades para terceiros e depois por garantir que a montagem dos stands em falta estaria concluída ao final da tarde desse dia.
Considerando que a montagem dos stands apenas ficou concluída por volta das 19h00 e que a instalação da exposição só poderia ser feita na manhã do dia seguinte, restaria à Escola apenas a tarde de terça-feira (11 de Maio) para o contacto com a população, pelo que a actividade acabou por ser cancelada.
Esta falha da Junta de Freguesia de Quarteira é grave, pois desrespeita o trabalho realizado por professores e alunos, em especial em escalões etários que necessitam de incentivo e não de desmobilização.
O BE considera que esta falha acontece porque o Presidente da Junta não está em efectividade de funções, uma vez que é membro do Gabinete de Apoio ao Presidente da Câmara, na situação de contratado por nomeação política.
Tal como alertámos em Outubro de 2009, no início deste mandato, além da incompatibilidade de funções no quadro da legislação, a ausência do Presidente da Junta de Quarteira no desempenho das suas funções conduz também a falhas como esta, sendo por isso um desrespeito pelos cidadãos e cidadãs de Quarteira.
Exigimos à Junta o cabal esclarecimento da situação e a apresentação pública de um pedido de desculpas à Escola Secundária Laura Ayres, aos alunos e professores envolvidos e à população de Quarteira.
Comissão Coordenadora Concelhia de Loulé
Sem comentários:
Enviar um comentário