segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Participação dos jovens

Este blogue está aberto à participação de todos os que queiram dar a sua opinião sobre os temas que os preocupam, enquanto pessoas que não querem ver a sua vida ser gerida por outros. Hoje, em jeito de manifesto "aleixiano", escutamos as palavras de um jovem de Vale Judeu, preocupado com as problemáticas juvenis esquecidas pelos governantes deste concelho:


ESTE TEXTO QUE VOS DEIXO

Jovem, escuta a sabedoria, não a daqueles que oprimem a tua vontade de mudar o mundo, mas daqueles que te dão as armas para que venças…

Jovem, descobre por ti, que por cada pequeno passo que dás hoje, somas mais uma vitória ao amanhã, a qual te lembrarás para sempre e que ninguém ta poderá roubar…

Jovem, que não te oprima nem te frustre a derrota quando não obténs o esperado, porque simplesmente não é hora ainda…

Somos jovens hoje; os Homens e Mulheres de amanhã!

Chamaram-nos de “geração rasca”. Deixa-os, pobres loucos, já esqueceram que todos os “grandes” um dia foram pequenos…

Eu sou como tu e quero sê-lo para sempre, um jovem. O corpo pode envelhecer mas o espírito não!

Tenho a certeza que tu vais aprender a lutar, viver é aprender a lutar.

Descobre o teu caminho, ou constrói-o à tua maneira, não queiras andar por caminhos já percorridos porque esses só te levarão aonde outros já foram.

Este é o meu grito e espero que te juntes a mim, nesta luta sem fim.

Se o futuro é nosso e chegamos à conclusão que ninguém o defende por nós, façamos então pela união convergida numa única vontade, a do 25 de Abril… a Liberdade…

A Liberdade para podermos ser felizes à nossa maneira, a Liberdade para podermos viver como queremos, a Liberdade para fazermos o que desejarmos (sabendo que a nossa Liberdade termina onde começa a do outro) …

Na Declaração Universal dos Direitos do Homem, bem no primeiro artigo, o qual foi a inspiração para os outros trinta, está escrito:

«Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos».

Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros com espírito de fraternidade.

Que este seja o mote da nossa caminhada sobre a terra, até que morte venha para fechar a porta.

Vejo a arte que muitos de nós têm para “grafitar” e não compreendo porque é que é proibido. Porque não serve ela para decoração de prédios degradados? Porque não serve ela para embelezar muros que estão ao abandono pelas nossas cidades? PORQUÊ?

Medida a tomar:

-Construção de muros no nosso Concelho para o único efeito de expressão artística na área dos graffiti!

Vejo a arte que muitos de nós têm para a música Hip-Hop, Rap, etc.

Porque é que não se apoiam os nossos jovens para a formação musical nessas áreas ou para a difusão de sua música de forma a alcançar o reconhecimento pelas suas capacidades musicais? PORQUÊ?

Medida a tomar:

-Criação de um festival concelhio para bandas de novas tendências musicais!

-Criação de um estúdio para uso de bandas musicais do nosso Concelho!

Vejo que os grupos de jovens formam “crew’s” para se exprimirem sem se aperceberem que essa forma de cooperação poderá ajuda-los a formar uma associação com isenção de impostos para que difundam a sua expressão artística, os seus gostos, o carimbo que querem deixar na sociedade da sua época!

Medida a tomar:

-Criação de um gabinete de apoio Concelhio para formação de associações de jovens!

(Porque procuro conhecer a história do Mundo) não compreendo porque é ainda proibido o consumo de canábis. O que se passa hoje com a “erva” já se passou com a Coca-Cola, com as bebidas alcoólicas e com o tabaco, e não compreendo porque se demora tanto em andar para a frente neste país atrasado; ou é este país, ou esta gente que governa, agora que alguém é hipócrita, lá isso, ninguém pode negar…

Quando hoje em dia existem utilizações medicinais para a canábis e através de estudos científicos é descrito que, fumar um charro é menos prejudicial para a saúde que fumar um cigarro, não entendo, a sério que não entendo a sua proibição.

A nossa Câmara Municipal deve ajudar e conceder a nós, jovens, o nosso lugar no Mundo, mais importante ainda, o nosso lugar no Concelho, que é de todos nós, porque todos nós somos o nosso Concelho… Se o resto do país não quer evoluir azar o dele mas o nosso Concelho pode ser pioneiro em muitas medidas e pode vir a ser, a tÍtulo experimental o dinamizador de um novo futuro… o nosso futuro.

Por isso, Jovem, como cidadão de Loulé, de Portugal e acima de tudo cidadão do Mundo, peço-te:

-Faz-te ouvir bem alto, junta a tua voz aqueles com os quais te identificas, aqueles que possam para ti, representar a Mudança em direcção a um futuro que é nosso e só nosso.

Constrói esta opinião porque juntos somos a força, que combaterá, como diz o nosso lema para esta campanha:

MAIS DO MESMO NÃO!

O BLOCO É OPÇÃO!

Carlos Costa, Vale Judeu, candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de S. Sebastião.

1 comentário:

  1. Há realmente uma geração rasca não só em Portugal mas em todas as latitudes do Planeta. Com isto não se quer dizer que toda a juventude se insira nesta designação.Todos sabemos que a expressão só se aplica àqueles que roçam a brutidade, malvadez, cujas vidas por razões várias os levaram a isso. Não podemos é dizer que não existe. Ela existe infelizmente.Um imigrante indiano está hospitalizado em Roma depois de ter ficado gravemente queimado na madrugada de domingo, quando três jovens, incluindo um menor, o atacaram enquanto dormia na estação de comboio de Nettuno, no litoral a Sul da capital de Itália. “Regámo-lo com gasolina só para nos divertirmos. Queríamos saber quanto durava e era-nos indiferente se ele era negro ou romeno”, afirmou um dos jovens detidos. Palavras para quê ? Somos todos culpados ? Talvez. Gin

    ResponderEliminar